Páginas

sábado, 10 de outubro de 2009

CULTURA | Inclusão social pela poesia

ANELITO DE OLIVEIRA - A 23a edição do Salão Nacional de Poesia Psiu Poético está acontecendo em Montes Claros desde o dia 04 de outubro, com a promessa de chegar até a próxima semana, dia 13, 14. Há de chegar lá, como todo ano, mas é essa disposição de efetivar uma travessia que me parece demarcar a ambição desse evento - e só aquilo que é ambicioso, independente de onde ocorra, deve nos interessar na cultura, sinal de força humana. Nessa sua extensão, o Psiu revela a intensidade com que lida com seu objeto, que apenas aparentemente é a poesia: no fundo, seu objeto é a inclusão social pela poesia.
Na sua longa e admirável trajetória - a maioria dos projetos culturais morre nas primeiras edições -, o Psiu Poético recebeu e continua recebendo nomes proeminentes da cultura literária e musical brasileiras: Waly Salomão, Arnaldo Antunes, Jorge Mautner, Thiago de Mello, Adélia Prado, Alice Ruiz, entre outros. A participação, ultimamente, do inquieto poeta e performer Fernando Aguiar, que mantém o fervor da invenção em Portugal, acena para uma relevância que o evento tem ganhado para além do país. A tendência é, sem dúvida, essa relevância crescer como exemplo de resistência a um mundo cada vez mais contrário à poesia, mais fútil.
Todavia, o que distingue decisivamente o Psiu é o arrastão que consegue promover a cada ano de tantos poetas e curtidores de poesia, gente que emerge das margens de Montes Claros, cujo centro é historicamente sem graça, áspero demais. Gente que se encontra com outras gentes, que se deslocam de vários lugares igualmente marginais do país, e aí se configura o grande MSP - Movimento dos Sem Poesia - nos dias de Psiu, suplicando atenção - psiu! - para sua existência no campo social. Isso é massa, como dizíamos no momento em que o evento surgiu, naqueles ternos anos finais da década de 80.
Depois de tantos anos, não há como não reconhecer uma comunidade Psiu, que tem como referência de sociabilidade a poesia. Não se trata de uma Geração Psiu, de um grupo organizado apenas em torno de valores estéticos - e isso é positivo. Psiu é mais um caso de sociedade do que de literatura, ou mesmo de poesia enquanto fazer, enquanto atividade de artífices. Tudo, esteticamente proposto, é permitido no evento porque o que interessa é a presença de pessoas num encontro com o encantamento, com a dimensão negada pelo pragmatismo cotidiano. O Psiu Poético é a ação cultural mais significativa, mais original, da Prefeitura de Montes Claros.

2 comentários:

  1. Oi, Anelito, que bom vc me lembrar desse evento. Como fazer para participar?

    Preciso ir a Montes Claros dia desses.

    ResponderExcluir
  2. oi,lúcio, o psiu poético acontece todo ano, no mês de outubro. parece que as inscrições para participação começam no mês de julho ou agosto. é um evento aberto às muitas propostas estéticas, lançamentos, performances, exposições, debates. não sei se tem site. talvez tenha.
    abraço.
    anelito

    ResponderExcluir